1
Esse tal Webjornalismo
Posted by Renata
on
17:45
Num período em que o fluxo de informações na internet esta cada vez maior, como definir o que é e o que não é Webjornalismo? Falando no sentido prático e simplificado o jornalismo da web é aquele praticado na internet. Mas sendo dessa forma seria correto dizer que transcrever um texto jornalístico para uma plataforma da internet é Webjornalismo?
Eu respondo: Não, não é.
Esse tipo de jornalismo, assim como o radio/telejornalismo, o jornalismo para os jornais e revistas, possui suas particularidades.
De maneira um tanto resumida, para uma prévia definição com noções básicas sobre o assunto – sendo este o início do semestre – eu diria que as principais características do Webjornalismo são: Instantaneidade, interatividade, multimediação (ou convergências de mídias – vídeo, áudio, gráficos) e hipertextualidade.
Seria, enfim, um jornalismo que permite a rapidez na informação, a construção constante da notícia com informações novas a cada instante, a interatividade com o leitor, uma variedade e flexibilidade na formas em que a informação é disponibilizada e ainda oferece os hiperlinks que o levam a assuntos relacionados
A conceituação do Webjornalismo, entretanto, ainda é muito polêmica. Vários autores entendem o estilo de maneira diferente e o conceituam da forma como o interpretam. Mas isso é conversa para um próximo post.