1

O Webjornalismo de Canavilhas

Posted by Renata on 18:23

“A rádio diz, a televisão mostra, o jornal explica”. E a internet? Baseado nas Considerações gerais sobre jornalismo na web, de Canavilhas o jornalismo feito para internet, diz, mostra, explica e ainda possui uma linguagem própria.

No texto passado eu já havia citado algumas características do Webjornalismo que deixou de ser uma mera reprodução daquilo já publicado no jornal ou revista. A primeira delas, citada por Canavilhas, foi a interatividade.

Para começar devemos perceber que a posição de emissor (jornalista / meio de comunicação) e receptor passivo (público / sociedade) já faz parte do passado. A sociedade não mais absorve a informação sem uma triagem própria. Cada vez mais esse público busca fazer parte da produção das informações, o que com a internet 2.0 (a da interatividade) ficou possível e bem mais fácil.

Outra característica do webjornalismo, esta baseada nas próprias características da internet e do público que a utiliza. Os leitores da internet são tão diferentes quantos os de jornais e revistas. Percebeu-se que a leitura não segue mais a pirâmide invertida, essa que aprendemos nos cursos como essencial do jornalismo escrito. Aqueles que utilizam a internet preferem ler em blocos pequenos e interligados. O jornalista precisa ser conciso colocando cada idéia em um parágrafo.

A leitura na web tem que ser dinâmica e rápida. Guilhermo Franco no livro “Como escrever para a web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online” (que aliás eu recomendo), mostrou um estudo do comportamento de usuários da internet e chegou a conclusão que quanto maiores os textos na web, maior a tendência do usuário abandonar a leitura e mudar de página. Quantos de vocês já não fizeram isso?

A última característica é convergência midiática. A capacidade de utilizar som, imagem (isso inclui elementos visuais) e texto. Não é preciso dizer que isso torna a leitura na internet não-linear. Canavilhas acredita que isso faz se exija uma maior concentração do leitor, o que é o objetivo do webjornalismo. Interação entre emissor e receptor.


1 Comments


O espaço de um artigo não é suficiente sequer para arrolar todos os questionamentos que a aplicação das TIC provocam nos processos informativos, os quais têm no jornalismo a principal fonte de interação social.
Legal a sua análise qualitativa sobre o Webjornalismo como espaço noticioso na internet.Em tempo não posso negar que gostei da sua inferência -1º parágrfo - a esta afirmativa de Canavilhas.
“Com base na convergência entre texto, som, imagem em movimento, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a Internet oferece, oferecendo um produto completamente novo: a webnotícia” (CANAVILHAS, 2002: 1)

Postar um comentário

Copyright © 2009 Webjornalismo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.